I Conferência Livre/Lúdica

Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências

Na manhã do dia 17 de outubro de 2018, o Auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA se transformou em um palco de discussões com Ia realização da 1ª Conferência Livre Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.
Com a presença de mais de 200 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos assistidas por seis instituições de Caruaru-PE, o evento teve como objetivo incentivar a participação nas discussões relacionadas à execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. 

Na cerimônia de abertura, fizeram parte da mesa o adolescente Alexsandro da Silva, presidente do COMDICA Verônica Alves, coordenador da CPD José Luiz, coordenador do Conselho Tutelar Audir Luiz, representante da SDSDH Fábio Severino.

“É preciso que as crianças e os adolescentes participem desses momentos de interação para o fortalecimento das políticas públicas e serviços da cidade”, ressaltou a presidente do COMDICA Verônica Alves.

Na conferência Livre, foi abordada a temática de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pelo grupo de teatro da Secretaria Municipal de Saúde.

O público também pode apreciar apresentações culturais do Centro de Educação Popular Assunção – CEPA, com o grupo de Capoeira Mamute.

Apresentação da Banda de Pífanos do Centro Social São José do Monte.

Na conferência, foram abordados seis direitos fundamentais e de proteção à criança e ao adolescente, saúde, alimentação, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura esporte e lazer, direito à profissionalização e proteção ao trabalho. Esses temas foram discutidos durante dinâmica, onde os participantes foram divididos em grupos e acompanhados dos educadores sociais, funcionários da prefeitura e conselheiros do Conselho Municipal.

Trabalhos dos grupos:

O evento foi finalizado com a apresentação das propostas pelas crianças e adolescentes através de cartazes que depois de lidos foram fixados na parede para serem apreciados no dia seguinte, onde iria acontecer a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.

Apresentações dos cartazes:


Equipe de Conselheiros de Direitos do COMDICA de Caruaru/PE

COMPARTILHAR