I Encontro da Juventude Vitalina

No último dia 05 de agosto, foi realizado o I Encontro da Juventude Vitalina, com o tema “Um olhar dos jovens sobre a cultura”. A Ação faz parte do Projeto “Juventude Vitalina”, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SDSDH, e financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (FUNDECA), com recursos da Fundação Itaú Social.

Em ocasião, se fizeram presentes representantes da Fundação Itaú Social, do COMDICA, dos Conselhos Tutelares, da SDSDH, do vice prefeito e das Organizações da Sociedade Civil Centro Social São José do Monte, Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA, Lar da Criança Pobre Nossa Senhora do Carmo e Centro de Educação Popular Assunção – CEPA.

A presidente do COMDICA, Sra. Veronica Alves, proferiu a palestra inaugural, onde destacou a importância de se trabalhar o protagonismo juvenil em suas mais diversas perspectivas, nas comunidades onde os jovens estão inseridos.

Foram realizadas oficinas desenvolvidas junto aos adolescentes participantes do Projeto, nos quais foram abordados eixos temáticos atinentes à cultura local.

O Projeto Juventude Vitalina tem como objetivo promover o protagonismo de 200 (duzentos) adolescentes e jovens entre 12 e 17 anos, que se encontrem em situação de vulnerabilidade pessoal e social, através do desenvolvimento de ações integradas de educação, qualificação profissional e integração comunitária, viabilizando um diálogo entre a comunicação e a cultura.